quarta-feira, 24 de março de 2004

A Paixão de Cristo

Fui finalmente ver "A Paixão de Cristo".
Devo dizer-vos que ía com grandes expectativas e muita curiosidade em relação ao filme, não só pelo tema mas também por toda a polémica que se gerou em seu redor. É lógico que não me desiludi.
Não consegui tirar os olhos do ecrã do primeiro ao último minuto, e mesmo depois de o filme terminar, quando as luzes se acenderam e as pessoas começaram a levantar-se, ainda demorei uns minutos a reagir, a cair em mim.
Não achei o filme violento, prefiro dizer que é um filme "intenso", embora não aconselhável a pessoas mais susceptiveis.
Marcou-me muito a brutalidade com que Jesus Cristo foi chicoteado pelos romanos, assim como o realismo da cena da crucificação.

Em suma, fez-me muito bem ver este filme. Tal contribuiu de forma surpreendente para o crescimento da minha fé n'Ele, algo que já andava a precisar há muito tempo. Creio que daqui para a frente vou viver a Quaresma de uma forma muito mais activa. Penso que esta "visão" de como tudo aconteceu vai alterar a minha vida de forma radical.

Aconselho todos a ver, quanto mais não seja pelo aspecto artístico do filme.

P.S.- Sinceramente não encontrei nada de anti-semita no filme. Como uma amiga minha disse há alguns dias, os italianos, como descendentes dos romanos, se calhar teriam mais motivos para protestar. Os coitados dos homens fazem papel de parvos durante todo o filme.

Sem comentários: